Estagiário em TI: 7 dicas para decolar sua carreira
O início de qualquer carreira traz situações novas e enormes desafios. Pensando em quem está começando uma carreira na área de Tecnologia da Informação, seja estudante, estagiário ou um profissional recém-formado, preparamos algumas dicas que podem te ajudar a ter uma decolagem bem sucedida e seguir uma boa jornada profissional dentro do universo da TI. Vamos às dicas!
- Espírito colaborativo é a chave
Durante o estágio, o ambiente de aprendizagem é também um ambiente de trabalho, portanto o sucesso da sua equipe também será o seu sucesso. Aquelas pessoas que se destacam no trabalho em equipe são vistas como aptas a se tornarem novos líderes e essa é uma dos principais necessidades das empresas atualmente. Nunca enxergue seu colega como seu concorrente, passe conhecimento adiante, ajude a resolver problemas pelos quais você já passou, demonstre vontade de ajudar, se ofereça para realizar tarefas, esteja disponível quando solicitado. Esses são alguns atributos que contribuem naturalmente na evolução de uma carreira.
- Remuneração não é o mais importante
É claro, todo mundo trabalha para ganhar dinheiro e isso não está errado. Mas muita calma nessa hora… Sabe aquela máxima “Menos é mais”? Pois é, na hora do estágio isso pode fazer muito sentido. Muitas pessoas encaram o estágio como uma forma de ganhar dinheiro apenas, e é aí que está o erro. O estágio, na maioria das vezes é o momento ideal para absorver conhecimento, além de aprender a como agir diante de situações às quais você não está acostumado, e esse aprendizado é um ganho enorme que fará toda a diferença durante e após a sua formação profissional. As empresas de TI estão sempre com mais trabalho do que mão de obra disponível, então não vai faltar oportunidade de botar a mão na massa e buscar evoluir na prática. No início de uma carreira, a oportunidade de extrair conhecimento e ter experiência prática terá muito mais valor agregado para sua formação profissional do que a remuneração do estágio. Na hora de estagiar não deixe seu foco apenas no ganho financeiro, foque no ganho de conhecimento e experiência.
- Aproveite todo tempo disponível
Na maioria das vezes o tempo de um estagiário fica dividido entre estágio e faculdade, portanto tenha em mente que cada segundo é valioso durante um estágio. Na vida profissional, a responsabilidade do trabalho não te dará as mesmas oportunidades de aprendizado que um estágio pode te proporcionar, ou seja, você não terá muita margem de manobra para errar e tentar de novo como em um estágio. Por isso, aproveite o tempo para desenvolver melhorias contínuas no seu trabalho. Teste novas formas de solucionar um mesmo problema e experimente novas ferramentas, por exemplo, durante o tempo disponível, isso permitirá que você dê maiores saltos de evolução em curtos períodos de tempo.
- Cole no seu mentor
Já não é novidade por aqui a importância de extrair conhecimento na hora do estágio, né? Pois bem, encontre na equipe pessoas colaborativas às quais você identifica um perfil de liderança. Essas pessoas poderão contribuir imensamente com seu aprendizado. Normalmente, esta será uma pessoa experiente e que já passou por diversos problemas e sabe como contorná-los. Já ouviu o ditado que diz que é muito melhor aprender com o erro dos outros? Procure estar perto, ouça os conselhos e explicações com atenção para que você não precise perder tanto tempo e quebrar tanto a cabeça ao se deparar com problemas e dificuldades do trabalho.
- Crie alternativas
Um estágio costuma ser a porta de entrada para um mundo novo e totalmente desconhecido. Ao longo da evolução profissional de um estagiário é comum bater de frente com situações adversas de trabalho que parecem obstáculos intransponíveis. Nessas situações precisamos analisar o cenário e nos permitir criar e propor alternativas viáveis de solução. Primeiro entenda o problema, elabore e discuta com seus mentores as possíveis saídas que você encontrou, analise os prós e contras de cada alternativa e escolha a melhor saída. Não seja apenas reativo, tente ser parte da criação das soluções e não apenas da sua execução.
- Você faz parte do time
Essa dica é importantíssima! Estagiário, você faz parte do time. Nunca se sinta constrangido em dar uma opinião, propor uma solução ou ser participativo. Entenda que o time também precisa de você e quer que você evolua. Entretanto, nunca se esqueça de que você está numa fase inicial de desenvolvimento profissional e que seus mentores provavelmente têm mais experiência do que você. Então, se proponha a participar das discussões, mas esteja sempre aberto para escutar e acatar as decisões do time.
- Comece agora mesmo
Como todos sabem, tempo é dinheiro literalmente. Se você pensa que durante a faculdade deve estar focado nos estudos e não terá tempo para um estágio, saiba que precisa atualizar seu conceito de “estar focado nos estudos”. Apenas o aprendizado em sala de aula, embora fundamental, na maioria dos casos não é suficiente para preparar o profissional para o mercado de trabalho. Portanto, na medida do possível, ele deve ser iniciado o quanto antes, pois conciliá-lo ao aprendizado em sala de aula permite economizar um tempo precioso que poderá te fazer falta no futuro. A formação de um profissional em Tecnologia da Informação não é das mais rápidas e normalmente são necessários anos e anos de estudo e dedicação, então todo tempo ganho é de suma importância. Além disso, no cenário atual, o mercado de TI têm boas oportunidades e muita pressa por profissionais capacitados, então se você está entrando nesse mercado, saiba que aqui não se pode perder tempo.
Escrito por Isaías Alves Ferreira – Analista de Sistemas da CRIA.