#Homeoffice: Se adaptando ao trabalho em tempos de pandemia
Nós que trabalhamos com tecnologia da informação somos privilegiados. A humanidade está passando pela maior crise sanitária do mundo pós-moderno, onde a grande regra é se isolar e evitar propagar o vírus. A principal forma de fazer isso é ficando em casa e evitando contato com outras pessoas. Essa solução é drástica, mas necessária. Quantas pessoas foram impossibilitadas de trabalhar, estudar, se exercitar, etc, por conta das medidas de isolamento social da quarentena?
## Com relação ao trabalho, vida que segue…
Nós da TI continuamos trabalhando de casa quase que normalmente, utilizando de tecnologias de videoconferências, compartilhamento, etc. Nossa rotina foi alterada. Não nos encontramos fisicamente com os colegas de trabalho, mas continuamos produzindo.
## Isso é um privilégio.
Não só para as empresas que nos contratam, que não param sua cadeia produtiva e continuam atendendo seus clientes, fazendo o negócio girar, mas para nós também. O trabalho é bom para a mente, traz qualidade de vida, nos tira da inércia e nos dá algo para focar.
## Vamos falar sobre adaptação.
Não tive dificuldades nessa parte. Parece que foi algo bem natural me mudar para o home office. Na verdade, já fazia um tempo que eu vinha pensando em experimentar essa vida de trabalhar de casa, então, o isolamento veio a calhar nesse ponto. Aqui vão algumas dicas que ajudam a me manter focado e produzindo igual ou até melhor em tempos de pandemia:
Mantenha uma rotina: Tem um lado positivo em ter uma rotina: ajuda o cérebro a organizar os pensamentos e direciona suas energias para cumprir suas tarefas quase que de forma automática. Mantenha um horário para acordar, para tomar seu café, para se preparar para o trabalho. Todos os dias faço meu ritualzinho: despertador toca, me levanto, troco de roupa (importante não ir trabalhar de pijama!), faço meu café (já viu carro andar sem combustível? Então, mesma coisa) e depois vou para o computador.
Organize suas tarefas: Ponha a cachola para trabalhar, escreva uma lista de coisas que você precisa fazer e coloque em algum lugar (editor de texto, Trello, Google Keep, etc).
Trabalhe com metas e se possível estabeleça um tempo para cada atividade. Start um cronômetro para aquelas atividades que não tem um fim definido (fazer um relatório de algo, preencher planilha de horários, etc). Isso ajuda para que você não se perca.
Autogerencie-se: Você não tem mais seu chefe indo na sua sala ver como anda o trabalho (tem, mas não é a mesma coisa kkkk), então deixe bem claro quais seus objetivos e os da sua equipe e corra atrás deles!
## Enfim..
O que mais queremos é que isso tudo passe logo e que possamos voltar ao normal, apesar de achar que vai ser difícil o mundo voltar a ser como era antes. Governos, empresas, pessoas, todos estão se adaptando a esse novo “normal”. Mas, tenho certeza que a humanidade vai superar esse momento difícil e sairemos mais fortes, resilientes e principalmente solidários.
É isso aí, pessoal. Valeu!
Texto escrito pelo nosso colaborador Andreas Andrade Adelino.