Contato Cria

Muito prazer! Nós somos CRIA!

icon_widget_image Atendimento de Segunda a Sexta-feira icon_widget_image R. Misseno de Pádua, 790 - Centro, Lavras - MG, 37200-142 icon_widget_image contato@criainovacao.com.br comercial@criainovacao.com.br icon_widget_image
  /  Inovação   /  O futuro do desenvolvimento de aplicativos móveis já começou

O futuro do desenvolvimento de aplicativos móveis já começou

Em 2007, Steve Jobs apresentava para o mundo o primeiro iPhone, em 2008, a App Store e desde então, os aplicativos vêm mudando a forma como vivemos.

Os aplicativos móveis, além de trazer impacto aos usuários, também estão reformulando a forma como muitas empresas operam. As estatísticas indicam que até 2022, os downloads anuais de aplicativos móveis atingirão 258 bilhões, um aumento de 45% em relação aos 178 bilhões de downloads em 2017. Podemos esperar que esses números cresçam ainda mais nos próximos anos. Serão aproximadamente 7 bilhões de usuários móveis em todo o mundo em 2021. É um fato a necessidade das empresas continuarem expandindo as fronteiras com inovação e desenvolvimento para atender às crescentes demandas dos clientes.

 

Conheça 6 tendências para o desenvolvimento de aplicativos móveis

Para que as empresas e desenvolvedores possam sair na frente no mercado, um dos pilares mais importantes é a inovação na implementação do projeto. Identificar quais avanços e melhorias no desenvolvimento de aplicativos irá fazer toda a diferença na entrega do produto para seus usuários. Este post descreve seis tendências que apresentam oportunidades e desafios em potencial para o desenvolvimento de aplicativos móveis. São eles:

 

1. Aumento no uso de aplicativos móveis

A pandemia alterou drasticamente a vida de praticamente todos os indivíduos desse planeta. As pessoas estão utilizando ainda mais o smartphone e consequentemente consumindo mais aplicativos. Algumas estatísticas apontadas pela companhia de análise do mercado mobile, App Annie, mostram um aumento de 40% no uso de aplicativos móveis durante a pandemia de COVID-19. Outro dado importante é o aumento nos downloads, cerca de 35 bilhões de novos aplicativos no segundo trimestre de 2020.

Sabe aquele projeto engavetado, então esse pode ser o momento certo para validar seu MVP (Minimum Viable Product) e quem sabe mudar o mundo.

 

2. Tecnologia 5G

A tecnologia 5G (DSS) da Claro foi lançada comercialmente no Brasil em São Paulo e Rio de Janeiro, sendo um passo importante para sua distribuição em todo território nacional. As redes 5G prometem alta velocidade, maior capacidade no uso simultâneo, estabilidade, consumindo menos bateria e melhorando assim a experiência do usuário. Com isso, haverá um aumento na automatização de processos e no desenvolvimento de aplicativos mais robustos entre as organizações.

 

3. Starlink

A SpaceX vem lançando vários satélites para formar uma mega constelação, até o final de 2020, se tudo der certo para a empresa de Elon Musk, ela  poderá oferecer internet de alta velocidade ao sul dos Estados Unidos, mas existem grandes desafios pela frente. O Projeto Starlink tem um potencial enorme e poderá levar internet de alta velocidade para áreas rurais ou de difícil acesso, trazendo inúmeros benefícios para o desenvolvimento de aplicativos de vários segmentos, que hoje são operados em modo offline.

Ficou curioso? Confira um pouco mais sobre o projeto.

 

4. Meios de pagamentos móveis

Com o aumento da acessibilidade dos smartphones e da conectividade das pessoas por meio de tecnologias como o 4G e 5G, os meios de pagamento eletrônico vêm crescendo cada vez mais, e com isso também vêm se popularizando as formas de pagamento móveis. Dado esse crescimento, surgiu o conceito de Mobile Wallets (Carteiras móveis), o qual consiste em uma carteira virtual que armazena informações de pagamento, como dados de cartão de crédito em um dispositivo móvel. As Mobile Wallets são uma maneira fácil e conveniente de realizar os pagamentos do dia a dia. Empresas como Apple, Google e Samsung já possuem suas Mobile Wallets disponíveis, que no caso são Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay.

Aqui no Brasil, assim como os aplicativos citados acima, há o PicPay, o Mercado Pago, entre outros, que se difundiram muito nos últimos tempos, com serviços de pagamento de boletos, pagamento com cartão de crédito, guardar dinheiro (com rendimentos em alguns apps), cashback e vários outros. Funcionalidades como pagamento por QRCode, reconhecimento facial são tendências que devem tomar conta do mercado.

Cada vez com mais funcionalidades, esses apps e serviços são uma tendência (e uma realidade) que vale a atenção.

 

5. On-demand Apps

Em 2010, um aplicativo chamado Uber foi lançado nos EUA com a proposta inicial de oferecer um serviço semelhante a um táxi de luxo em grandes cidades estadunidenses. Logo, a empresa percebeu o mercado que tinha nas mãos, e decidiu expandir seus serviços para outros países com a finalidade de unir pessoas que precisavam de transporte a pessoas que estariam dispostas a trabalhar oferecendo esse transporte. E com essa finalidade remodelada, a empresa atingiu uma fatia muito maior de mercado, recebendo vários aportes de investimento e se popularizando cada vez mais.

Com isso, a Uber foi uma das poucas empresas que começaram a oferecer um modelo de preços baseado na demanda e abriu o caminho para uma melhor experiência do usuário possibilitando que muitos outros aplicativos oferecerem seus serviços com este modelo de negócio. Ao longo do tempo, a demanda por serviços on-demand tem crescido ainda mais, sejam apps de comida, saúde, beleza e outros diversos serviços, afinal sempre existirá necessidade por esses serviços onde quer que você vá.

Essa necessidade e demanda por esse tipo de aplicativos e serviços já é uma realidade, e com o momento em que o mundo vive hoje, o de um cenário pandêmico, no qual as pessoas precisam estar em casa, evitando sair ao máximo, o consumo de serviços de entregas e compras por aplicativos cresceu ainda mais, e a tendência é que continue assim. Da mesma forma que o consumo, a oferta desses serviços tende a aumentar de uma forma em que vários negócios terão que se adaptar para vendas online e outros irão investir em disponibilidade e escalabilidade de seus serviços.

 

6. React Native e Flutter

A cada dia que passa a demanda e a oferta de Apps no mercado aumenta, e com isso, as empresas precisam de pessoas para trabalhar na construção  e no desenvolvimento dessas aplicações, e dessa forma, os profissionais da área de tecnologia precisam  se preparar para enfrentar novos desafios. E com isso, tecnologias como React Native e Flutter se popularizam na comunidade de desenvolvimento devido ao menor custo e maior agilidade no desenvolvimento de aplicativos.

React Native é um framework de código aberto desenvolvido pelo Facebook para a construção de aplicativos móveis de forma nativa usando a linguagem JavaScript para os SOs Android e IOS. O fato do  desenvolvimento  usar JavaScript é muito interessante, visto que, com essa linguagem você pode desenvolver aplicações frontend, backend, mobile com diversos padrões de projetos em cada um destes setores. Dessa forma, com apenas uma linguagem de programação pode-se ter uma equipe com dominância na linguagem que possa ser pivotada a qualquer momento. Outro fator que contribui para isso é o fato do React Native utilizar o framework React (também desenvolvido pelo Facebook) como base, dessa forma, alguém que trabalha em um projeto mobile tem uma base para trabalhar em um projeto frontend que utilize react e vice-versa (isso não significa que quem sabe um, sabe o outro).

A comunidade do React Native é um outro ponto da tecnologia que se destaca, o framework é mantido pelo Facebook, mas é desenvolvido voltado à comunidade, a qual frequentemente se “apodera” de algum componente ou parte do framework que antes era mantido pela equipe Facebook, e passa a ser mantido e evoluído pela própria comunidade.

Por outro lado, Flutter é outra tecnologia para desenvolvimento de aplicativos multiplataforma que vem ganhando mais e mais destaque a cada dia que passa. Flutter é um framework de código aberto, desenvolvido pela Google, que vem com a proposta de um desenvolvimento ágil, com interfaces de usuário bonitas e expressivas, mantendo a performance de código nativo. Desenvolvido na linguagem Dart, também mantida pela Google, o Flutter é feito para construir aplicações mobile, web e desktop com uma única base de código. Assim como o React Native, o Flutter possui uma comunidade crescente e bem ativa, e mesmo sendo mais recente  já possui uma comunidade muito grande.

 

Um mercado que não para de crescer

Desenvolvimento mobile é algo que assim como qualquer outro ramo de desenvolvimento tecnológico, muda e evolui constantemente. E estar sempre observando essa mutação do mercado pode ser determinante para manter sua competitividade e agilidade.

Nas lojas de aplicativos de diferentes plataformas, você poderá encontrar milhões de aplicativos desenvolvidos com diversas tecnologias e com uma infinidade de funcionalidade. Os dispositivos móveis transformam a maneira como fazemos compras, pagamos contas ou pesquisamos informações, e com melhores aplicações e tecnologias mais eficientes, as pessoas ficarão mais confortáveis com novas soluções, o que faz com que o mercado de dispositivos móveis cresça e necessite ainda mais de evolução.

 

Escrito por Maxmilian Lemos e Bruno Lucinda – Analistas de Sistemas da CRIA.