Contato Cria

Muito prazer! Nós somos CRIA!

icon_widget_image Atendimento de Segunda a Sexta-feira icon_widget_image R. Misseno de Pádua, 790 - Centro, Lavras - MG, 37200-142 icon_widget_image contato@criainovacao.com.br comercial@criainovacao.com.br icon_widget_image
  /  Inovação   /  Conheça os benefícios da música no ambiente de trabalho

Conheça os benefícios da música no ambiente de trabalho

Você já passou por um dia improdutivo no trabalho? Aquele dia que mesmo em meio a tarefas simples, repetitivas, ou pouco exigentes não teve a produtividade que gostaria? Ou talvez, aquele dia em que você está indisposto emocionalmente para as atividades, as quais necessitam de sua criatividade, persistência e foco?

Diante disso, vou revelar neste texto, como a música em seu ambiente de trabalho pode trazer benefícios e até a solução para situações semelhantes a essas.

 

O impacto que as ondas sonoras causam em nossas mentes

A princípio, vamos fazer duas perguntas simples: “O que são ondas sonoras?” e “Como elas podem nos influenciar?”. Em termos físicos, o som nada mais é que uma vibração, a qual chega aos nossos ouvidos na forma de ondas mecânicas com diferentes frequências e intensidades. Ou seja, quando ouvimos uma música, suas ondas sonoras alcançam o tímpano transformando-se em impulsos nervosos elétricos que armazenam em nossas mentes os diferentes tipos de som. A música é composta por uma perfeita organização dessas ondas sonoras.

Estudos revelam que o impacto da música no sistema nervoso e as mudanças emocionais, provocados direta ou indiretamente pelo tálamo – área do cérebro que “organiza” as emoções -, afetam processos tais como a frequência cardíaca, a respiração e também o humor. Desta forma, as ondas sonoras têm um impacto, seja ele negativo ou positivo, em nossa personalidade e nas relações interpessoais.

 

Quais músicas eu devo escutar?

Agora que temos uma pequena ideia de como a música e suas ondas sonoras funcionam, precisamos saber diferenciá-las para os momentos ideais. Por exemplo, pense em um cenário onde você está sentado em uma cadeira no seu escritório, com um formulário bem complexo de ser preenchido em sua mesa, e nenhum erro pode ser cometido. Pensou?

É certo que, nessa situação, toda a atenção é necessária. Você não pode ser influenciado por ações rápidas, e sim a pensamentos de reflexão e decisão. Contudo, naquele momento, se você pudesse escolher entre duas músicas para ouvir, escolheria: uma música instrumental bem tranquila, com uma flauta de fundo? Ou uma música extremamente agressiva de Heavy Metal, com gritos e solos de guitarra?

Se escolheu a música tranquila, sua escolha foi a ideal. Músicas tranquilas, tais como os gêneros: ambiência, clássicas, jazz, entre outras, tende a nos deixar relaxados, trazendo sentimentos de confiança. Porém, músicas agressivas nos influenciam a ações impulsivas e com mais hostilidade.

Então, é muito importante saber diferenciar suas músicas para um determinado momento. Segundo Indre Viskontas, cientista e autora do livro “How Music Can Make You Better”, músicas que te animam vão te manter energizado durante o período de trabalho. Logo, se precisar de sua criatividade, coloque uma playlist que explore diferentes estilos e gêneros musicais.

 

Use, mas não abuse

Estas são algumas de muitas serventias que o sonzão pode te oferecer ao decorrer do seu dia. Mas, todos esses benefícios que incentivam diretamente sua produtividade vão depender do tipo de tarefa e também da duração em que o som ficará tocando.

De acordo com o site de notícias “Quartz”, um estudo de 1972 descobriu que os benefícios da música desapareciam quando ela era tocada constantemente. E outro estudo, desta vez em 1997, desenvolvido pelo Departamento de Psicologia da University College, no Reino Unido, constatou que tarefas gerenciais complexas eram mais bem desempenhadas quando o ambiente estava em silêncio.

Podemos concluir que essa beneficência da música com a produtividade no seu momento de trabalho é inteiramente uma escolha pessoal. Há aqueles que conseguem manter o foco, e efetuar suas tarefas com maestria em ambientes sonoramente poluídos, já outros, precisam do mais absoluto silêncio.

 

Texto escrito por: Vítor Azevedo – Analista de Sistemas da CRIA.