Sou SCRUM MASTER – E agora?
Sou Scrum Master. E agora?
Essa é a pergunta que muitas (se não todas) as pessoas que nunca lideraram projetos, ou que tem pouca vivência com metodologias ágeis se faz, ao receber uma proposta para desempenhar tal função, seja por uma mudança na forma de trabalho da sua empresa, ou para dar continuidade a algo já existente.
Em ocasiões como essa, o pensamento é “sou um Scrum Master. E agora?”.
Existem alguns pontos chave, essenciais de serem mentalizados para que o caminho do sucesso seja traçado desde o início, mas o que gosto de destacar é “deixe de lado o comando e o controle”.
Ainda que o Scrum Master por vezes seja um cargo formal dentro de uma organização, na verdade, o Scrum Master é um dos papéis da equipe Scrum, e não uma posição. E para desempenhar o papel é necessário mudar a nossa mentalidade e comportamento.
O Scrum Master não é aquele que direciona pessoas, as indica o que fazer, quando fazer, e carrega nas costas a responsabilidade por todos os resultados da equipe. O Scrum Master, na verdade, tem como função incentivar a equipe Scrum ao autogerenciamento para que cada um dos integrantes da equipe saiba por si só dá sua responsabilidade para com o projeto e o time, incentivando também que todos os integrantes tenham ciência de todas as atividades, pendências e prazos, fazendo, assim, com que cada um saiba com mais clareza, qual a sua responsabilidade e seu valor dentro da equipe.
Portanto, a organização e o direcionamento do Sprint vem de toda a equipe, não apenas do Scrum Master. Este deve servir a equipe enquanto lidera. Não com uma liderança “comando e controle”, mas uma liderança servil.
Dicas para promover a agilidade:
Execute reuniões mais eficientes
Para uma daily mais eficiente, optamos por realizá-la 15 minutos antes do almoço (11h45) para não se estender. Respeitar o time-box, resultou em mais foco e alinhamentos mais objetivos.
Para uma retrospective também mais eficiente, o interessante é anotar os pontos positivos e negativos para que possam ser facilmente recuperados na hora da reunião, tornando-a mais objetiva.
Proponha inovações nos ritos
Retrospectives mais engajadoras
Para tornar o evento mais interessante e resultar em um engajamento maior do time, sugerimos realizar dinâmicas divertidas como, por exemplo, o modelo [Speed Car], que propõe analisarmos os pontos do passado, presente e futuro de uma forma muito mais atrativa do que o tradicional “começar, continuar e parar”.
Realize “review” diariamente
Porque aguardar a aceitação do Dono do Produto (PO) ao final do ciclo de desenvolvimento? O ideal é garantir diariamente a aprovação dos entregáveis de forma a minimizar o impacto nas entregas. Assim, o Dono do Produto realiza diariamente testes exploratórios durante o desenvolvimento para verificar se as os entregáveis estão de acordo com as solicitações do cliente.
Texto escrito pelo nosso Analista de Sistemas, Sérgio Lima.